quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

FLAD lança Prémio Literário Eduardo Costley-White


A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e as Edições Esgotadas lançam o Prémio Literário Eduardo Costley-White, uma iniciativa que celebra os 800 anos da língua portuguesa, homenageando um dos expoentes máximos da poesia moçambicana, que dá nome ao prémio literário a ser atribuído a escritores emergentes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.


Exclusivamente dirigido a talentos oriundos de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné e São Tomé e Príncipe, as candidaturas acabam de arrancar e poderão ser submetidas no site da FLAD até ao dia 15 de Abril de 2016. O Prémio Literário Eduardo Costley-White garante a primeira edição da obra premiada.

O Presidente da FLAD, Vasco Rato, assinala que “o papel da FLAD não se limita a aprofundar a relação entre Portugal e EUA: O reforço das relações de Portugal com África, através das comunidades portuguesas e africanas, constitui um importante pilar da nossa atuação. Neste caso, difundir a língua portuguesa e exaltar os autores que escrevem em Português foi um dos grandes objetivos que pautaram o lançamento do Prémio Literário Eduardo Costley-White”.

Após o lançamento do programa FLAD África em 2015, a ligação da Fundação com o continente apresenta agora um novo e desafiante capítulo, estimulando a produção literária escrita em Português e a emergência de obras inéditas que fazem parte do legado deixado por autores de expressão portuguesa, entre os quais o homenageado Eduardo Costley White, autor falecido em 2014.

Em 2016, a celebração dos 8 séculos da língua portuguesa coincide com a comemoração dos 30 anos da FLAD e os 20 anos de existência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Três efemérides que serão assinaladas com a atribuição do Prémio Literário Eduardo Costley-White.
Trata-se de um prémio para escritores de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa

Em actualização 

ADVERTISEMENT
Frente aos factos

Sobre o autor do blog

Sérgio dos Céus Nelson

Communication Officer at Lúrio University Journalist. Freelancer. Activist of Human Rights. Photographer

Communication and information specialist. Journalist. Writer. Screenwriter. Researcher. Motivator. Volunteer.

Founder of the Association of Environmental and Human Rights Journalists - AJADH and the Literary Association of Arts and Culture of Mozambique (ALARCUMO).

Contact: (+258) 829683204 or 846065018/879877312

Skype: Sérgio dos Céus Nelson

Journalist with Honorable Mention in the International Prize for Human Rights Journalism, by the Association of Public Defenders of the State of Rio Grande do Sul (ADPERGS) - Brazil.

Subscribe to this Blog via Email :