terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Uma limpeza, uma consciencialização

Foto: Sérgio dos Céus Nelson
A constante necessidade da preservação do meio ambiente tem reunido diversas personalidades, nos últimos tempos, com vista a consciencializar a  sociedade sobre as boas práticas e acima de tudo sobre como gerir os resíduos sólidos.

Convicta do seu papel em agir face aos últimos atentados a saúde do ambiente, assim como do bem-estar público que tem sido condicionado pelo lixo largado por muitos nas bermas das estradas, nas praias e mangais, a Ordem dos  Advogados de Moçambique (OAM), numa iniciativa com a Associação Moçambicana de Juízes e da Associação Moçambicana de Magistrados do Ministério Publico, em parceria com o Ministério da Terra, do Ambiente e do Desenvolvimento Rural (MITADER), o Conselho Municipal da Cidade de Maputo, a Cooperativa de Educação Ambiental Ntumbuluku, a Limpa Moçambique, So Jogo, a Mabeko Tours, o Porto de Maputo e o Radisson Blu Hotel, organizaram no último sábado (13) uma operação CACO justiça, no mercado dos pescadores, que contou com diversos cidadãos vindos de diversos pontos da cidade.
Falando a margem do evento, o bastonário da OAM, Tomás Timbane frisou a constante necessidade de a sociedade identificar-se com causas do género, com vista a melhorar a condição nas nossas praias e acima de tudo ajudar a preservar o meio ambiente que tem vindo a desgastar-se a cada dia.
Ciente de que operações do género devem ser constantes, o bastonário disse que a Ordem vai prosseguir com actividades, no sentido de chamar por mais actores sociais a abraçarem as iniciativas como um factor importante e de crucial debate na esfera pública. Ademais, Timbane esclarece que a presença da Ordem na operação CACO não serviu para justificar a responsabilidade social da OAM, mas sim o seu papel como um cidadão que participa, actua e incrementa ideias para o desenvolvimento da sociedade.
Foto: Sérgio dos Céus Nelson
“Temos que continuar a seguir com ideias do género para que a sociedade perceba a importância de preservar o meio ambiente”, disse.
Falando mais afundo sobre a operação, Timbane disse que “Mais do que limpar a praia, que é nossa responsabilidade enquanto cidadãos, a operação de limpeza da praia reveste-se de um simbolismo importante”. Ao tecer estes argumentos, o bastonário pretendia enfatizar que “Temos também a responsabilidade de lutar e preservar o nosso ambiente”.
Esta operação que tem sido orquestrada pelo ambientalista Carlos Serra, um activista incansável pelo meio ambiente recolheu diversas garafas, plásticos e outros tipos de resíduos largados nas margens da Praia do Bairro dos Pescadores.
Perante o cenário desolador que se notava naquela praia, o ambientalista Carlos Serra disse ser importante que as limpezas nas praias sejam tidas com o primordiais. Tal facto reveste-se na ideia de educar cada vez mais os cidadãos a dizerem “LIXO NO CHÃO, NÃO!”.
Mesmo sabendo que as mudanças de comportamento podem levar algum tempo, até que a sociedade perceba a pertinência daquelas actividades, Serra diz que vai continuar com a luta pelo bem do ambiente por forma que cada cidadão sinta o prazer de ver a sua praia limpa. Aliás, com estas campanhas que servem de chamada de atenção, diversos actores sociais já se identificam com a causa, facto que certifica que estamos prontos para dizer de voz alta que: “LIXO NO CHÃO, NÃO!”
  
Sérgio dos Céus Nelson

ADVERTISEMENT
Frente aos factos

Sobre o autor do blog

Sérgio dos Céus Nelson

Communication Officer at Lúrio University Journalist. Freelancer. Activist of Human Rights. Photographer

Communication and information specialist. Journalist. Writer. Screenwriter. Researcher. Motivator. Volunteer.

Founder of the Association of Environmental and Human Rights Journalists - AJADH and the Literary Association of Arts and Culture of Mozambique (ALARCUMO).

Contact: (+258) 829683204 or 846065018/879877312

Skype: Sérgio dos Céus Nelson

Journalist with Honorable Mention in the International Prize for Human Rights Journalism, by the Association of Public Defenders of the State of Rio Grande do Sul (ADPERGS) - Brazil.

Subscribe to this Blog via Email :