Sérgio dos Céus Nelson
sexta-feira, 10 de junho de 2016
Encerra hoje a Formação de Micropadeiras em Gestão de Negócios e Empreendedorismo
Trinta mulheres micro-empreendedoras, individuais, do sector de panificação e confeitaria dos distritos de Mabalane e Guijá concluem hoje a formação em técnicas de gestão de negócios e empreendedorismo numa iniciativa da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) em parceria com a Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC) da Universidade Eduardo Mondlane.
A formação, com duração de cinco dias (6 à 10 de Junho corrente), visou desenvolver competências técnicas das mulheres rurais em gestão de negócios, fidelização de clientes, elaboração de planos de negócios, aumento da rentabilidade no sector da panificação e confeitaria de pequena escala, assim como, a ligação com os serviços de apoio ao empreendedorismo.
Devido à situação da seca que resulta do fenómeno climático El Niño,o Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN) estima que 1.500.000 pessoas afectadas pela “insegurança alimentar aguda” necessitam de assistência humanitária.
Por causa das chuvas abaixo do normal que verificam-se desde Janeiro de 2016 em muitos distritos das província de Gaza, a colheita de milho e de outras culturas alimentares e de rendimento tem sido afectadas adversamente, resultando igualmente na morte do gado.
No contexto das mudanças climáticas e quedas nas colheitas, um número crescente de mulheres busca no negócio de fabrico de pão e bolos uma alternativa de subsistência nas zonas mais afectadas. Contudo, a falta de técnicas de gestão adequada de negócios, limitado acesso aos equipamentos, financiamento e serviços de apoio têm-se apresentado como um entrave para a rentabilização dos seus empreendimentos. Acresce-se aos constrangimentos as normas culturais pouco permissivas ao acesso e controlo, pelas mulheres, dos recursos produtivos e ao conhecimento.
Participam igualmente da formação instituições financeiras (BCI e Letshego), o Instituto de Segurança Social (INSS), a Autoridade Tributária, os Serviços Distritais de Actividades Económicas de Mabalane, Guijá e Chibuto através do Centro de Serviços de Negócios, a Helmar – Consultoria e Serviços e a iniciativa Mowoza, num esforço conjunto com vista a ampliar a rede de serviços de apoio às mulheres empreendedoras nas zonas rurais.
A formação desenvolve-se no âmbito do Projecto “Igualdade de Gênero, Empoderamento Económico das Mulheres e Segurança Alimentar” financiado em 1.6 milhões de Euros pelo Governo do Reino da Bélgica e é implementado na província de Gaza (distritos de Guijá, Mabalane, Massingir, Massangena, Chigubo e Chicualacuala).
Sérgio dos Céus Nelson
Sérgio dos Céus Nelson
Sobre o autor do blog
Sérgio dos Céus Nelson
Communication Officer at Lúrio University Journalist. Freelancer. Activist of Human Rights. Photographer
Communication and information specialist. Journalist. Writer. Screenwriter. Researcher. Motivator. Volunteer.
Founder of the Association of Environmental and Human Rights Journalists - AJADH and the Literary Association of Arts and Culture of Mozambique (ALARCUMO).
Contact: (+258) 829683204 or 846065018/879877312
Skype: Sérgio dos Céus Nelson
Journalist with Honorable Mention in the International Prize for Human Rights Journalism, by the Association of Public Defenders of the State of Rio Grande do Sul (ADPERGS) - Brazil.