terça-feira, 7 de junho de 2016

Mulheres aprendem a gerir negócios através de jogos

Formandas nas praticas
Como forma de ilustrar como um empreendedor gere seu negócio, a Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC), entidade facilitadora na formação das trinta mulheres oriundas dos distritos de Guijá e Mabalane, entretê mulheres através de jogos que visavam ensinar sobre as diversas formas de gestão de um empreendimento, incluindo os factores internos de comunicação e coordenação que regulam o sucesso de qualquer negócio.
Num dia caracterizado por exercícios, sessões de vídeo e elaboração de planos de negócios, a ONU Mulheres desafiou no percurso da formação, para a entrega das mulheres na recolha das novas aprendizagens e a fazer mais para que desenvolvam competências que possam ajudá-las no processo de crescimento e gestão dos seus negócios.
Praticando
Boaventura Veja, da ONU Mulheres, instou as mulheres para que criem redes de cooperação, por forma a trocar experiências, proceder compras e vendas em grupo, bem como a defesa de interesses comuns para facilitar o aprimoramento das suas actividades. Aliás, Veja faz tal comentário numa altura em que os facilitadores da formação, olham para o factor acesso a informação sobre os mercados como a chave para o sucesso de qualquer negócio.
Constâncio Machanguana, facilitador da ESNEC, disse não haver formas para alcançar sucesso no negócio senão através da entrega, qualidade dos produtos, serviços, e acima de tudo a identificação de cada um no trabalho que faz. Este comentário surge no sentido de críticas a certas atitudes de mulheres que no processo de vendas mostram menos motivação no que fazem, facto que segundo Machanguana, pode intervir na forma como cada uma atende aos seus clientes e produz resultados.
“Saber gerir os vossos clientes poderia permitir excelência no negócio. Mas há um facto aliado a isso. Ser asseado, manter o espaço limpo, saber fazer promoção dos produtos, ter boas maneiras e ser simpática com o cliente, é fundamental para o sucesso do vosso negócio” disse. 
Machanguana vai mais longe e diz que quando uma empreendedora entrega-se no seu trabalho não precisara dizer que os seus produtos são de qualidade, porque as pessoas vão observar, permitindo fidelizar os clientes que se identifiquem com o negócio que se faz.
“Precisam perceber que antes de pensar-se no produto a ser vendido, deve-se pensar na partilha de ideias com os clientes para melhor perceber suas necessidades e o que pode ser comprado” explica reforçando a ideia de interação negociante-cliente de forma a criar uma cumplicidade que faça o cliente não abster-se do seu vendedor.
Formandas em aulas
Na visão de Mery Mondlane Fiel, facilitadora do ESNEC para a formação, as mulheres precisam criar associações para melhor organizar seus negócios e aceder a oportunidades e serviços de apoio ao empreendedorismo. Porém, Mondlane Fiel faz menção ao factor gestão da empresa como uma ferramenta inalienável para o fortalecimento do negócio, daí que refere-se no conhecimento da tecnologia, importação, contacto com fornecedores, como elementos indispensáveis na máquina de fazer um bom negócio. “No negócio o que importa é o cliente e a qualidade do produto” esclarece. A formação com as trinta mulheres estende-se até sexta-feira, altura em que será feita a entrega de certificados às formandas.

Sérgio dos Céus Nelson 

ADVERTISEMENT
Frente aos factos

Sobre o autor do blog

Sérgio dos Céus Nelson

Communication Officer at Lúrio University Journalist. Freelancer. Activist of Human Rights. Photographer

Communication and information specialist. Journalist. Writer. Screenwriter. Researcher. Motivator. Volunteer.

Founder of the Association of Environmental and Human Rights Journalists - AJADH and the Literary Association of Arts and Culture of Mozambique (ALARCUMO).

Contact: (+258) 829683204 or 846065018/879877312

Skype: Sérgio dos Céus Nelson

Journalist with Honorable Mention in the International Prize for Human Rights Journalism, by the Association of Public Defenders of the State of Rio Grande do Sul (ADPERGS) - Brazil.

Subscribe to this Blog via Email :