segunda-feira, 3 de setembro de 2018

O LEGADO DE UMA JUVENTUDE INDECISA


Perspectivar o futuro nunca foi/será tão fácil para uma juventude que não sabe para que caminho deve seguir. Crescemos numa juventude do “deixa para depois”, uma juventude que vê uma oportunidade em sua frente, mas adia para depois, uma juventude que é desafiada a crescer, mas insiste em continuar inocente por medo de quebrar as suas mãos.

É importante perceber que a regra do sucesso das coisas tem a ver com a forma como cada um de nós se entrega aos desafios e olha para o futuro com uma “fome” capaz de devorar, por inteiro, um elefante. É preciso ser rigoroso na tua forma de sonhar e usar o seu tempo para fazer coisas que lhe sejam úteis e ampliem a tua visão do futuro.
É difícil identificar-se na batalha dos melhores se continuares a hipotecar teus sonhos e viver por aquilo que os outros te viciam/acostumam a ser. Ser um ser humano diferente, indescritível, corajoso, capaz de fazer coisas darem certo, precisa a capacidade de saber tomar as decisões, porque cada decisão falhada e tomada de forma apressada pode arruinar uma muralha de sonhos.
É complicado quando olhamos para as ruas, semáforos e vemos jovens, com tanta força ainda por ser explorada, mendigando, derrotados, enfraquecidos pelo medo de superarem as suas metas. Esse é o medo que te vai condicionar na forma e no tempo que tu vais conquistar as tuas medalhas da vida.
Falar do legado de uma juventude indecisa significa falar de uma juventude que não se permite a fazer, uma juventude que não permite que a dor signifique a realização de grandes ganhos, uma juventude que não sabe se assimilar as condições que a vida lhe impõe, uma juventude que não sabe confrontar as dificuldades, uma juventude que dificilmente sabe definir como vai tomar os passos a seguir ou sonhar diferente, ainda que o tempo esteja contra si.
Certamente que nem sempre é motivação que falta na juventude. Os jovens não estão obcecados com o sucesso, não estão ávidos pelo momento de glória, não estão com sede da vitória, não estão com a voz firme para lutar por seus direitos e nem estão prontos para criar algo que seja o legado pelo qual o mundo se vai lembrar deles.
Vivemos numa juventude que falta coragem de acreditar em nós mesmos e no poder de se criar algo novo. Mas o maior problema é viver numa juventude que não consegue identificar a sua luta, o motivo de acordar cedo, o motivo de querer ser mais, por isso nunca encontra uma forma de superar e arquitetar uma nova manobra rumo as suas realizações.
É importante perceber que estamos numa juventude com uma mente programada a temer obstáculos, jovens que temem investir pelo receio de falharem e perderem. Não há vitórias sem nenhuma perda. Em cada conquista há sempre um pouco que se perde no decorrer da luta/persistência.
Vives acostumado num emprego que te aprisiona porque acreditas que não tens saída, mesmo vendo a porta da liberdade em sua frente. Tudo porque olhas para tua vida e vês como se tudo estivesse quebrado, falido, desconectado e despedaçado. Quando acreditares que estás derrotado, então aí desistirás de criar a tua própria marca e te acostumarás em ser um jovem que faz cópias, que faz réplicas e nunca consegue mostrar a sua originalidade.
É preciso parar com o seguidismo (fazer o que os outros fazem e porque os outros fazem), parar de “escovar”, para poder investir em tudo o que tens - para poderes ser mais, para poderes estudar tuas habilidades e manipulares teus medos para maximizar o teu potencial em poder ser mais.
Não há legado gratificante que se pode esperar numa juventude indecisa sobre aquilo que quer ser, sobre como e em que momento sonhar em ser mais. O que se pode esperar desta juventude é uma colmeia de gente que espera ser estudada para se perceber o porquê de os seres humanos não serem capazes de realizar seus sonhos e perspectivarem um novo ângulo de vida.
A nossa vida é o que nós esperamos dela. Então, se te sentes desconfortável é preciso quebrares a desculpa de que não foste feito para vencer. Claro que foste feito para vencer, mas para tal precisas olhar ao seu redor e encontrar os ingredientes certos para terminares com a tua fórmula do sucesso.
Ás vezes é preciso ser um estranho, distante da multidão para poderes criar um pensamento original. Muitas vezes só criamos medos que só atrasam nossos planos, mas tais medos são de preguiça, de uma juventude indecisa, uma juventude que ainda não percebeu que o tempo de desejar já passou, porque estamos agora numa fase de fazer/alcançar e realizar os nossos sonhos.
É preciso quebrar com o pensamento de que só se pode seguir quem já está realizado para te poder dar emprego, porque tu podes criar teu próprio caminho e “ser a diferença que querer ver no mundo”. É preciso sair da zona do conforto e investir em ser diferente e ter fé nas tuas ideias. É preciso acreditares em ti para poderes ser realizado nas tuas pesquisas pelo sucesso.
A regra da vitória é ter a capacidade de ver o futuro antes dele acontecer, montar as estratégias que façam os seus desejos florescerem, porque és maior que as circunstancias que enfrentas. Fique firme e pronto para tomar decisões certas. Invista no teu potencial e seja vencedor.

Sérgio dos Céus Nelson

ADVERTISEMENT
Frente aos factos

Sobre o autor do blog

Sérgio dos Céus Nelson

Communication Officer at Lúrio University Journalist. Freelancer. Activist of Human Rights. Photographer

Communication and information specialist. Journalist. Writer. Screenwriter. Researcher. Motivator. Volunteer.

Founder of the Association of Environmental and Human Rights Journalists - AJADH and the Literary Association of Arts and Culture of Mozambique (ALARCUMO).

Contact: (+258) 829683204 or 846065018/879877312

Skype: Sérgio dos Céus Nelson

Journalist with Honorable Mention in the International Prize for Human Rights Journalism, by the Association of Public Defenders of the State of Rio Grande do Sul (ADPERGS) - Brazil.

Subscribe to this Blog via Email :